Festa Cultura - 37ª Semana Nacional do Migrante

A Festa Cultural foi um sucesso, confira!

No último domingo, chamamos estudantes e voluntários da Escola de Português para Migrantes para uma festa que reuniu culturas de vários países latinos, africanos e do Oriente Médio, em comemoração da 37ª Semana Nacional do Migrante.

A Semana do Migrante é uma iniciativa da Pastoral dos Migrantes (SPM) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com apoio da obra episcopal Misereor, da organização Adveniat, da Puentes de Solidariedad e da Rede Clamor. Neste ano, o tema da semana é “Migração e Saberes” e o seu lema é “Escuta com Sabedoria e ensina com a Prática”.

O evento celebrou as diferentes culturas que convivem na região de Maringá, por meio de diferentes sotaques, ritmos e sabores. Aconteceram apresentações culturais no estilo “show de talentos” por parte dos estudantes e voluntários, comidas típicas e, como não poderia faltar, doces tradicionais da nossa brasileiríssima festa junina.

Por ocasião do agravamento da pandemia, a celebração teve a capacidade reduzida, razão pela qual o convite foi restrito aos estudantes e suas famílias, além dos voluntários. Mesmo assim, a Cáritas insistiu na realização do evento por entender que se trata de um momento precioso para o lazer, e uma oportunidade para a verdadeira integração das diferentes culturas dos alunos da instituição. Afinal, para além da visão estigmatizada pelos conflitos que lhes fizeram buscar morada em outro país, os migrantes são pessoas com as quais também temos muito a aprender e com quem queremos compartilhar experiências significativas.

A Cáritas Arquidiocesana de Maringá, enquanto entidade-membro da Cáritas Brasileira e da confederação Caritas Internationalis, é referência consolidada no atendimento jurídico e socioassistencial a migrantes, refugiados e apátridas e, em Maringá, no ensino gratuito da língua portuguesa, graças ao trabalho voluntário de nossos agentes e de valorosas doações particulares.

A instituição oferece aulas de português em três diferentes níveis, além de contar com turmas de acolhida para falantes de espanhol, crioulo haitiano, francês e inglês, nas quais predomina o princípio da hospitalidade, levando em consideração as dificuldades enfrentadas pelos recém-chegados ao país.

Em todas as turmas, visa-se a transmissão instrumental do idioma; ou seja, tem-se como objetivo permitir que o português, como língua não nativa, seja uma ferramenta comunicativa bastante à integração social dos migrantes. Por isso, as aulas foram elaboradas e são constantemente atualizadas com o fim de auxiliar-lhes na reconquista da autonomia plena e permitir-lhes a coexistência pacífica com a comunidade.

Para se voluntariar nesse projeto, não há pré-requisitos: basta o conhecimento normal de português e disponibilidade aos domingos, das 15h às 17h. Apesar de útil, saber outro idioma ou ter experiência em sala de aula não é necessário, há professores e monitores de várias idades e diferentes áreas.

Os interessados em se voluntariar podem agendar uma visita à Escola por meio do link is.gd/escoladeportugues, seguir a Cáritas no Instagram @caritasmaringa ou fazer uma doação em caritasmaringa.org.br/doacao.