Repasse do Recurso do Fundo Arquidiocesano

Aras/Cáritas repassa recurso do Fundo Arquidiocesano a entidades sociais

A verba vai financiar projetos selecionados, na temática da Campanha da Fraternidade 2018: "Fraternidade e superação da violência"

Esta semana começou com boa notícia para as entidades e pastorais sociais da Arquidiocese de Maringá. Em reunião, com celebração realizada no último dia 10, foram assinados os contratos de repasse dos recursos do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade para os projetos contemplados dentro da temática da Campanha da Fraternidade deste ano.

Além da entidade articuladora, Aras/Cáritas, participaram do encontro representantes das Pastorais e Entidades Sociais da Arquidiocese de Maringá, mobilizadores da Campanha da Fraternidade e do Conselho Gestor do Fundo.

"Este momento envolve muitas pessoas das Comunidades, tendo em vista a partilha do muito ou pouco que se tem, visando beneficiar diversas iniciativas transformadoras através do trabalho e dos projetos desenvolvidos pelas Pastorais e Entidades Sociais", afirma o presidente da Aras, Padre Emerson.

Para este ano, foram selecionados nove projetos. No encontro desta semana, além da assinatura dos novos repasses, a Aras apresentou os resultados dos Projetos aprovados pelo FAS de 2017. No ano passado, foram contempladas dez entidades com a temática "Biomas Brasileiros e Defesa da Vida, Cultivar e Guardar a criação".

Fundo

Fundo Arquidiocesano de Solidariedade é o valor que os fiéis católicos doam, todos os anos, na missa do domingo de ramos, e é destinado a projetos sociais. Esse recurso é administrado pela Associação de Reflexão e Ação Social da Arquidiocese de Maringá (Aras), também representante da Cáritas Brasileira, na Arquidiocese.

Dez por cento da quantia arrecadada é utilizada para a gestão do fundo. O restante é destinado a projetos locais inscritos e aprovados para desenvolver, na prática, o tema da Campanha da Fraternidade de cada ano. A aplicação dos recursos e o andamento das atividades propostas são acompanhados diretamente pela Aras.