A Escola de Português para Migrantes é uma iniciativa da Cáritas Arquidiocesana de Maringá que promove o #ensino gratuito da língua portuguesa para #migrantes, #refugiados e #apátridas residentes na região de #Maringá.
A instituição oferece aulas de #português em três diferentes níveis, além de contar com turmas de #acolhida para falantes de espanhol, crioulo haitiano, francês e inglês, nas quais predomina o princípio da #hospitalidade, levando em consideração as dificuldades enfrentadas pelos recém-chegados ao país.
Em todas as turmas, visa-se a transmissão instrumental do idioma; ou seja, tem-se como objetivo permitir que o português, como língua não nativa, seja uma ferramenta comunicativa bastante à #integração social dos migrantes. Por isso, as aulas foram elaboradas e são constantemente atualizadas com o fim de auxiliar-lhes na reconquista da #autonomia plena e permitir-lhes a #coexistência pacífica com a #comunidade.
Desde o início da pandemia, as aulas passaram a ser assíncronas e postadas no YouTube, diante da impossibilidade de seguir com o curso presencial para os mais de 200 estudantes matriculados na Escola. Os alunos, de idades e #origens tão diversas, têm sido acompanhados neste período por meio de vários grupos de WhatsApp, onde voluntários compartilham os vídeos e propõem exercícios semanalmente.
E aí, já conhecia a Escola de Português para Migrantes? Ficou com alguma dúvida? Curta, compartilhe e deixe o seu comentário!