Caritas Arquidiocesana de Maringá - PR

Eventos

 

IV ENCONTRO CONSELHEIROS/AS DE DIREITOS

Culminância das atividades do ano

A- A A+

A Cáritas tem como orientação a construção de uma sociedade do bem viver a partir da promoção e fortalecimento de iniciativas locais e territoriais, defesa e promoção de direitos, construção e controle das políticas públicas. Estas orientações em consonância com a Campanha da Fraternidade deste ano, “Fraternidade e Políticas Públicas”, impulsionaram o desejo de contribuir com a formação de Conselheiros/as que representam a Mitra Arquidiocesana, as Pastorais Sociais e a  Cáritas nos Conselhos de direitos Estadual, Municipal e Local. 

As ações ao longo ano foram de três encontros com o objetivo de ampliar da consciência crítica, trocar experiências, unir forças enquanto cristãos e cidadãos protagonistas e capazes de enfrentar as desigualdades sociais, políticas, econômicas, culturais e ambientais, intervir nas esferas políticas, apresentando soluções e alternativas para que as políticas públicas sejam efetivadas em prol da vida.

Os encontros tiveram como iluminação a Palavra de Deus, a Doutrina Social da Igreja e os documentos que regem e legitimam os Conselhos.

Procurou-se preservar nas formações o espaço da construção coletiva, do debate, da reflexão e o exercício da democracia por entendermos que é dessa forma que se dá crescimento individual, coletivo e solidário.

No dia último dia 05 de dezembro de 2019 aconteceu o encerramento das atividades desenvolvidas durante o ano, com celebração das lutas, conquistas, aprendizados vivenciados, além de uma programação com perspectiva de continuidade para 2020.

Aos Conselheiros e Conselheiras a nossa gratidão através dessa singela homenagem a seguir.

Aos cristãos/as, Conselheiros/as de direitos,

A Cáritas Arquidiocesana de Maringá, manifesta eterna gratidão por todo esforço e dedicação que se unem as lutas dos movimentos sociais no Brasil desde o século passado, marcada pelo processo de democratização no nosso País.

Conselheiro/a você faz parte dessa história de abertura para participação da sociedade civil na formulação e no controle de políticas públicas. Essa participação se materializa a partir dos conselhos de direitos onde tem uma importante representação enquanto cristão/a cidadão/a.

Agradecemos a Deus Uno e Trino pela tua coragem de assumir a nobre missão de ocupar estes espaços de controle social, fazendo resistência em meio aos tempos sombrios de desmontes das conquistas.

O caminho muitas vezes se apresenta árduo e solitário, mas não desanime, junte-se a outros e outras que comungam com a mesma causa a fim de se fortalecer na fé, no amor e na esperança de dias melhores.

Conselheiro/a o mundo precisa de pessoas como você na luta por uma nova sociedade onde as políticas públicas sejam em vista do bem comum, da promoção e da defesa vida. Esta é uma das formas sublime de viver a caridade e construir o Reino de Deus.

 

 

 

Galeria de Fotos

IV ENCONTRO CONSELHEIROS/AS DE DIREITOS IV ENCONTRO CONSELHEIROS/AS DE DIREITOS IV ENCONTRO CONSELHEIROS/AS DE DIREITOS IV ENCONTRO CONSELHEIROS/AS DE DIREITOS IV ENCONTRO CONSELHEIROS/AS DE DIREITOS IV ENCONTRO CONSELHEIROS/AS DE DIREITOS IV ENCONTRO CONSELHEIROS/AS DE DIREITOS IV ENCONTRO CONSELHEIROS/AS DE DIREITOS

Galeria de Vídeos

encontro dos conselheiros

Artigos Relacionados

Localização

Rua Vereador Joaquim Pereira de Castro - 267

Cep: 87030-170 - MARINGA - PR


 adm.caritasmga@gmail.com     (44) 3263-4887